Mestre Celino

Celino dos Santos, ou Mestre Celino, nasceu no dia de São Cosme e Damião, dia 27 de setembro, em 1950, na cidade de São Sebastião do Passé.

Celino - foto Any Manuela de Freitas - s

Celino e seus quatro irmãos cresceram nas fazendas em que seus pais realizavam variados serviços (plantio, colheita e preparo de farinha, fumo, fava, armadilhas para pesca).


Quando ficou mais velho, Celino trabalhou em dezenas de fazendas da região – Fazenda Cobé, Posto d’Ávila, Massuim, Candeias, Natiba, Cinco Rios, Água Boa.


Pode-se dizer que o pequeno menino Celino frequentou os sambas desde que veio ao mundo, pois foi em um Caruru de São Cosme que sua mãe teve os sinais do parto. Levado pelos pais, o menino Celino ia aos carurus, onde ficava especialmente encantado pela viola. Como era difícil encontrarem-se violas machetes (ele só veio a conhecer um machete aos onze anos de idade), Celino menino tentava alguns acordes em cavaquinhos e berimbaus, com corda de cipó de mato.


Aos oito anos de idade, aconteceu o ingresso oficial de Celino no Samba de Roda. Em um caruru acontecido em um sábado, Celino ganhou um cavaquinho e começou a tocá-lo. Foram, segundo Celino, seus santos protetores, Cosme e Damião, que o ajudaram a tocar pela primeira vez e muito bem, o cavaquinho que lhe colocaram nas mãos.


O tempo passou, Celino tornou-se Mestre Celino, e em 2008 fundou o grupo de Samba de Roda “Filhos da Terra”, além de fundar a Casa do samba Mestre Celino, na cidade de Terra Nova. Esse é um espaço de divulgação e eternização do Samba de Roda.

Grupo Filhos da Terra, interpretando o samba "Filhos da Terra"

Samba de Roda - Filhos da Terra.jpg

CD do grupo Filhos da Terra

Página de divulgação das atividades da Casa do samba Mestre Celino:

https://www.facebook.com/alexnaldo.santos.1