Letras
As letras dos sambas têm assuntos bastante variados. Nesta seção do trabalho, poderão ser encontrados exemplos de letras (escritas e cantadas) agrupados em temas distintos. O que se pode observar em comum entre esses diferentes temas é que todos retratam o cotidiano do Recôncavo: seus fatos, suas crenças, seu modo de ver o mundo.
Também é importante frisar que muitos dos sambas são cantados em rodas de capoeira, o que fortalece a teoria de uma raiz comum das atividades feitas em roda.
Acontecimentos cotidianos
Amor
- Adeus, Corina
- A flor de laranjeira
- Cheguei em casa
- Eu tenho pena de morrer
- Juliana, minha nêga
- Me deixa
- Meu amor me abandonou
- Minha sinhá, minha iaiá
- No meu castelo de sonho
- Ô, Luzia, você não sabe
- Seu Oscar
Religião
Observam-se, nas letras dos sambas, menções tanto a santos e devoções relativos à religião católica quanto a orixás e elementos ligados ao candomblé, num verdadeiro sincretismo.
Ludicidade/Erotismo
Assim como afirmou a etnomusicóloga Katharina Döring, “A poesia cantada na música africana [da qual descende o Samba de Roda] e da diáspora se expressa pelo uso criativo da metáfora, do ‘sotaque’, do subentendido, por vezes malicioso, brincalhão, sensual [...]”. Também é comum o tema da traição, especialmente da traição feminina (a mulher que trai o homem).
Fatos atuais
Samba
O próprio samba pode ser tema para as letras do samba.
Mar
Trabalho
O mundo do trabalho está indissociavelmente relacionado ao Samba de Roda, e vice-versa. O cultivo da terra, a pesca, a cata de mariscos e de caranguejos, a lida com o gado, o artesanato, a charutaria, o trabalho com a cerâmica, a atividade de ganho (como a vida de lavadeira)... todos esses temas estão presentes nas letras dos sambas.
Afinal, as letras refletem o dia a dia daquela população.
Afinal, aquela população faz a sua lida cantando os sambas.
Quem nos explica essa relação são os próprios sambadores:

Link anterior:
Próximo link: