Letras

As letras dos sambas têm assuntos bastante variados. Nesta seção do trabalho, poderão ser encontrados exemplos de letras (escritas e cantadas) agrupados em temas distintos. O que se pode observar em comum entre esses diferentes temas é que todos retratam o cotidiano do Recôncavo: seus fatos, suas crenças, seu modo de ver o mundo.

Também é importante frisar que muitos dos sambas são cantados em rodas de capoeira, o que fortalece a teoria de uma raiz comum das atividades feitas em roda.

Acontecimentos cotidianos

​​

Amor

Religião

Observam-se, nas letras dos sambas, menções tanto a santos e devoções relativos à religião católica quanto a orixás e elementos ligados ao candomblé, num verdadeiro sincretismo.

Ludicidade/Erotismo

Assim como afirmou a etnomusicóloga Katharina Döring, “A poesia cantada na música africana [da qual descende o Samba de Roda] e da diáspora se expressa pelo uso criativo da metáfora, do ‘sotaque’, do subentendido, por vezes malicioso, brincalhão, sensual [...]”. Também é comum o tema da traição, especialmente da traição feminina (a mulher que trai o homem).

Fatos atuais

Samba

O próprio samba pode ser tema para as letras do samba.

Mar

Trabalho

O mundo do trabalho está indissociavelmente relacionado ao Samba de Roda, e vice-versa. O cultivo da terra, a pesca, a cata de mariscos e de caranguejos, a lida com o gado, o artesanato, a charutaria, o trabalho com a cerâmica, a atividade de ganho (como a vida de lavadeira)... todos esses temas estão presentes nas letras dos sambas.

Afinal, as letras refletem o dia a dia daquela população.

Afinal, aquela população faz a sua lida cantando os sambas.

 

Quem nos explica essa relação são os próprios sambadores:

Link anterior:

Melodia e Harmonia

Próximo link:

Dança

©FabianaDeLazzari.  Site desenvolvido por Kaza Véia Produções Artísticas. By FPDL.