João do Boi

João Saturno, conhecido como João do Boi, nasceu em Santo Amaro da Purificação, em 13 de junho de 1944, dia de Santo Antônio. 

João_do_Boi_-_foto_de_Brígida_Rodrigues.

Ao contrário, porém, do hábito, não recebeu o nome do santo do dia, porque seu irmão mais velho, o também sambador Alumínio (Antônio Saturno, falecido em 2014), já havia sido registrado com esse nome. Por esse motivo, recebeu o nome de outro santo homenageado no mês de junho: João – a rigor, João Saturno.


Hoje, João do Boi mora na vila de São Braz, região vizinha e pertencente a Santo Amaro, e reconhecida como comunidade quilombola. Além da atividade de sambador – ele se apresentou no Brasil e no exterior –, João do Boi exerce as atividades de marisqueiro, agricultor e vaqueiro, atividade essa que lhe rendeu o nome pelo qual é conhecido.

Seu estilo de cantar é bastante característico e conhecido. João do Boi tem uma rouquidão que lembra o blues estadunidense. Também é conhecedor de uma infinidade de sambas:

O primeiro grupo do qual participou foi o grupo Samba Chula de São Braz. Hoje, apresenta-se com um novo grupo: o Samba Chula João do Boi.

Me alembrei daquele tempo - João do Boi
00:00 / 00:00

Me alembrei daquele tempo

Ô, Luzia, onde é que você mora - João do Boi
00:00 / 00:00

Ô, Luzia, onde é que você mora