A Escola de Mestre Celino

Em Terra Nova, localiza-se o Espaço Cultural Casa do Samba Mestre Celino, local em que se ensinam crianças a arte de sambar.

Segundo Alexnaldo Santos, articulador e gestor cultural da Casa do Samba Mestre Celino (Alexnaldo, ou simplesmente Alex, também é Coordenador Administrativo da Asseba), há algumas estratégias usadas na escolinha, para manter as crianças e os jovens frequentando-a: são oferecidos lanches para os alunos – fator importante, dadas as condições de pobreza em que muitos dos alunos vivem – e incentivam um aluno a ensinar o outro.

Na escola, ensina-se a tocar os vários instrumentos relacionados ao samba de roda, e até mesmo já ocorreram Oficinas de Machete, instrumento-símbolo dessa manifestação cultural e que vem entrando em extinção.

Além de manterem a escolinha de samba de roda, na Casa do Samba Mestre Celino promovem-se sambas-de-roda todos os domingos. Trata-se, segundo Alex, de um “espaço para transmitir o saber”. O espaço é alugado, e os eventos dominicais são uma forma de se arrecadarem os recursos necessários.

©FabianaDeLazzari.  Site desenvolvido por Kaza Véia Produções Artísticas. By FPDL.